A iniciativa: como e para que o Guia foi criado?

Mapeamento
de ações

Reunimos o total de 630 ações e políticas voltadas à Primeira Infância

O Guia de Primeira Infância para Empresas é uma plataforma que incentiva as corporações a implementarem políticas internas voltadas às crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. As iniciativas aqui relacionadas servem como inspiração para corporações de diferentes portes e áreas de atuação. O Guia também se configura como um espaço para as companhias compartilharem o que têm realizado pelos primeiros anos de vida.

A partir de um mapeamento, realizado pela United Way Brasil e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, surgiu a ideia de criar este Guia, que também contou com o apoio da Fundação Bernard van Leer e da Fundación FEMSA. Um trabalho coletivo e colaborativo, envolvendo diferentes atores para gerar mudanças na vida de crianças e suas famílias. Vamos juntos?

CategoriaDescrição
Organização de funcionáriosAproximar colaboradores das crianças com as quais convivem
LicençaAmpliar o acompanhamento integral das crianças por seus cuidadores
OrientaçãoPropagar conhecimento sobre como cuidar da primeira infância
AleitamentoFacilitar ou prorrogar a fase de aleitamento materno
Escolarização / FormaçãoMelhorar a qualidade da educação e da escolarização na primeira infância
Fortalecimento da relaçãoAumentar o tempo e a qualidade da relação entre cuidadores e crianças
Auxílio financeiroSubsidiar produtos e serviços que apoiem o desenvolvimento saudável das crianças
Apoio a programasApoiar outras instituições ou programas que trabalhem a primeira infância
Engajamento externoGerar engajamento do público externo à empresa na causa da primeira infância
Total Geral

Instituições parceiras:
somos diferentes organizações unidas para
disseminar a importância dos primeiros anos de vida

United Way Brasil

A United Way Brasil tem como uma das frentes de atuação o desenvolvimento integral na Primeira Infância (0 a 6 anos). Por meio do programa Crescer Aprendendo, pais e responsáveis recebem orientações para que possam criar melhor suas crianças, entendendo a importância do vínculo, do afeto, dos direitos, dos cuidados de higiene e saúde e do brincar como essenciais à formação do cérebro para que os pequenos se tornem adultos saudáveis, física e emocionalmente.

Fundação
Maria Cecília
Souto Vidigal

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de Primeira Infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.

Fundação
Bernard Van Leer

A Fundação Bernard van Leer é uma organização holandesa independente que atua globalmente para garantir que todos os bebês e crianças tenham um bom começo de vida. Nós informamos e inspiramos ações em grande escala que melhoram a saúde e o bem-estar das crianças – especialmente as mais vulneráveis – e das pessoas que cuidam delas.

Fundação
FEMSA

A Fundación FEMSA busca solucionar os grandes problemas sistêmicos de hoje, para promover a prosperidade das gerações futuras. Em uma de suas frentes, trabalha para colocar a Primeira Infância no centro da sociedade, para que as crianças possam atingir seu potencial máximo de desenvolvimento. Para isso trabalha com a formação de pais, cuidadores e professores, no repensar dos espaços públicos com uma perspectiva da Primeira Infância e de suas famílias e na mobilização de mais empresas para a adoção desta causa fundamental.

A união de experiências e a força das organizações parceiras, atuando em rede, transformam a causa da Primeira Infância através de ações que agregam valor social às empresas.