Glossário

Advocacy– O termo é usado para designar iniciativas de articulação e defesa de determinado tema ou causa entre diferentes públicos. No caso de empresas e Primeira Infância, o advocacy pode se dar por meio do diálogo com o setor público para alavancar ações que promovam o desenvolvimento infantil nos diferentes territórios, impactando a população local.


ESG (environmental, social and corporate governance) – Índice criado para medir e avaliar o desempenho das companhias e, ao mesmo tempo, obter dados mais comparativos com relação aos indicadores de cada pilar: E (ambiental, na sigla em inglês), sobre gestão das emissões de gases de efeito estufa, consumo de recursos naturais como água, energia, produção e descarte adequado de resíduos, dentre outros; S (social), sobre diversidade, segurança no trabalho, relacionamento com colaboradores e valores da companhia; G (governança), sobre políticas e práticas da companhia, diversidade nos conselhos, ética e práticas anticorrupção.


GPTW (Great Place to Work) – Instituição que atua para fomentar relações e espaços de trabalho saudáveis e sustentáveis. Dentre as ações que realiza, reconhece e premia empresas que adotam iniciativas para garantir bem-estar e desenvolvimento aos seus colaboradores e ao entorno de suas sedes, cumprindo agendas como a dos ODS e do ESG. Dentre as categorias de premiação está a de Melhores Empresas para Trabalhar – Primeira Infância, que foca nas corporações com melhores práticas de RH e responsabilidade social voltadas à causa. O prêmio é anual e cria um ranking com as corporações que se destacam. A análise sobre as empresas se baseia em vários critérios e na escuta de seus funcionários.


Lei de Licitações e Contratos – A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, é responsável pela normatização desses processos para uso da administração pública. Ela estabelece os regramentos necessários para a contratação de empresas na realização de obras, de serviços, compras de materiais e produtos, alienações e locações de bens públicos, concessões e permissões.


ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)É a agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, que reúne 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda estão previstas ações mundiais em áreas que se relacionam, por exemplo, com a erradicação da pobreza, a segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, dentre outros.


Primeira Infância – Etapa que envolve a gestação e os primeiros seis anos de vida. Período em que a aprendizagem acontece de forma intensa: o cérebro realiza 90% das conexões cerebrais de toda a vida; 1 milhão de sinapses por segundo. Nessa fase, a criança começa a estabelecer relações com as pessoas e o ambiente, moldando sua personalidade e seus comportamentos.