Envolvimento de executivos seniores em grupos externos sobre primeira infância

Descrição

Manter presença ativa e demonstrar envolvimento dos principais executivos em grupos, congressos e instituições externas que apoiem a primeira infância.

Impacto

No curto prazo:
• executivos seniores com alto poder influência, engajados com a causa da primeira infância
• marca da empresa divulgada em eventos com foco em primeira infância;

No médio prazo:
• envolvimento mais produndo dos executivos com as principais questões da causa da primeira infância;
• influência positiva da empresa, pela maior consciência e atuação de seus líderes na primeira infância;
• criação de alianças e fortalecimento de vínculos com outros executivos, grupos e instituições que apoiam a mesma causa;

No longo prazo:
• fortalecimento da cultura de cuidado e atenção à primeira infância dentro da empresa.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Acompanhamento das ações e resultados atingidos
• Pesquisa de avaliação da ação de percepção da sociedade e colaboradores sobre o protagonismo da empresa nos temas escolhidos

Como implantar?

Para implementação desta ação, é importante:

1. Identificar quais executivos tem interesse atuar neste tema perante a sociedade;
2. Estabelecer estratégia de como os executivos irão se envolver ativamente em eventos, grupos e congressos externos sobre a primeira infância;
3. Mapear os grupos já existentes e definir quais se encaixam no perfil dos executivos;
4. Criar os vínculos entre os executivos e os grupos, entidades e responsáveis;
5. Acompanhar as ações e avaliar sua efetividade.

Promoção de ações que divulguem o tema para formadores de opinião

Descrição

Promover ações, eventos ou peças de comunicação que divulguem o apoio da empresa à primeira infância para formadores de opinião de sua área de atuação, com o objetivo engajá-los, de ampliar a repercussão do tema e de multiplicar as ações.??

Impacto

No curto prazo:
• maior exposição da marca em mídias sociais e meios de comunicação;
• exposição da marca atrelada a uma causa positiva e de relevância;

No médio prazo:
• fortalecimento da conexão com formadores de opinião e meios de comunicação;
• indivíduos mais conscientes sobre a primeira infância; maior alcance para conteúdos sobre a primeira infância;

No longo prazo:
• impacto positivo na imagem da marca;
• sociedade mais atenta para a importância dos cuidados com a primeira infância.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Pesquisa de avaliação da ação?
• Indicador de eficiência e abrangência das ações com os clientes, considerando aumento das vendas e mudanças no perfil do consumidor
• Percepção do incentivo à causa da primeira infância?
• Impacto na imagem da marca

Como implementar?

Os formadores de opinião podem ser pessoas ou profissionais que têm relação com a empresa e tem alta visibilidade e poder de influência. Podem ser entidades públicas que compartilhem da mesma causa e multipliquem os exemplos da empresa. Podem ser técnicos e profundos conhecedores da causa, que divulgam as práticas da empresa, ou ainda ser um formador de opinião que não tem afinidade com o tema, mas que ao conhecer a causa, se proponha a apoiá-la. Para implementar esta iniciativa, é importante:

1. Mapear possíveis conteúdos e formatos a serem divulgados para formadores de opinião;
2. Definir quais se adéquam melhor às intenções da empresa;
3. Identificar quais formadores de opinião se adéquam às intenções da empresa;
4. Estruturar a realização da ação de comunicação, reunião ou do evento;
5. Planejar processo de divulgação da ação de comunicação ou evento. O processo pode ser simples, sem materiais de comunicacão, como por exemplo, desafiar as lideranças da empresa com a meta de divulgar a importância do tema da primeira infância a pelos menos três formadores de opinião, convocar jornalistas temáticos para visitar a empresa e se familiarizar com as ações feitas, ou mesmo definir representantes da liderança ou alguns colaboradores como porta-vozes do tema, que possam ser acionados sempre que houver pauta de apoio a primeira infância.

Utilização da formalização contratual para influenciar parceiros e fornecedores a apoiar a causa da primeira infância de forma mais abrangente

Descrição

Dentro das formalizações contratuais entre as partes, estabelecer critérios e obrigações mínimas aceitáveis relacionados ao apoio à primeira infância, para que as relações de trabalho sejam firmadas com entidades e organizações que sejam respeitosas à causa.

Impacto

No curto prazo:
• comprovações legais de que parceiros e fornecedores atuam em prol da primeira infância e cumprem as exigências mínimas frente ao tema;
• redução do risco de responsabilidade estendida (quando empresas tem seu nome atrelado às pelas práticas que fornecedores e terceirizados executam, podendo “sujar” a marca da empresa);
• ampliação da abrangência das ações de apoio à primeira infância;

No médio prazo:
• ampliação e fortalecimento da rede de organizações que apoiam a primeira infância;
• impacto positivo na imagem da marca internamente;
• mais organizações atuando em prol da primeira infância;

No longo prazo:
• criação e fortalecimento da cultura de apoio à causas como a primeira infância na empresa;
• maior viabilidade e impacto positivo na marca da empresa, associada à causa da primeira infância.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Indicadores de performance e de aderência aos padrões dos contratos;
• Criar evento de trocas de ideias, ações e práticas entre as empresas (best practice do tema)
• Gerar prêmio anual que valoriza os melhores fornecedores neste tema

Como implementar?

Para implementar esta iniciativa, é importante:

1. Estabelecer as práticas que empresa julga aceitáveis ou não; as que serão exigidas por completo e as que são desejáveis. Por exemplo: ao se constatar o trabalho infantil, o acordo de negócios será sumariamente rompido.
2. Criar exigências nos contratos internos e formalizar os acordos de trabalho de forma a se certificar de que princípios mínimos de apoio a primeira infância estão sendo seguidos pela empresa terceira ou fornecedor (por exemplo, solicitar a todo fornecedor recorrente da empresa que comprove, com a assinatura de um termo, que seu processo produtivo não inclui acesso ao trabalho ou escravidão infantil);
3. Sugerir, educar e influenciar parceiros e fornecedores para garantir que eles apoiem e tomem medidas que impactem positivamente a primeira infância;
4. Caso os parceiros ou fornecedores ainda não apoiem ativamente a primeira infância, comunicar que este tema é critério de recusa (no caso de ter práticas que agridem de forma grave o tema) ou desempate na seleção de novos parceiros;
5. Criar e disseminar o novo critério a todos os responsáveis por escolher parceiros e fornecedores
6. Criar questionário sobre as práticas de apoio à primeira infância, que deve ser preenchido pelos fornecedores e parceiros anualmente;
7. Conceder um prazo de até 6 meses aos parceiros e fornecedores atuais para se adequarem as novas práticas.

Advocacy

Descrição

Participar ativamente de ações de reivindicação e de propostas de leis sobre direitos relacionados à primeira infância, apoiando a melhor formulação e implementação de políticas públicas.

Impacto

No curto prazo:
• ampliação do impacto das políticas públicas relacionadas à infância para além do corpo político;
• maior exposição da marca em mídias sociais e meios de comunicação; exposição da marca atrelada a uma causa positiva e de relevância;

No médio prazo:
• ser agente atuante e ser reconhecido como empresa cidadã por apoiar a formulação de políticas públicas para o cuidado com a primeira infância;
• criação de alianças e fortalecimento de vínculos com grupos e instituições que apoiam a mesma causa;
• indivíduos mais conscientes sobre a primeira infância;
• maior alcance para conteúdos sobre a primeira infância;

No longo prazo:
• impacto positivo na imagem da marca, associando-a à causa da primeira infância;
• sociedade mais atenta para a importância do cuidado com a primeira infância.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Acompanhamento das ações e resultados atingidos
• Pesquisa de avaliação da ação de percepção da sociedade e colaboradores sobre o protagonismo da empresa nos temas escolhidos

Como implantar?

Para implementar esta iniciativa, é necessário:

1. Definir estrategicamente os temas em que a empresa tem interesse;
2. Identificar os pontos específicos a serem reivindicados em prol da primeira infância;
3. Identificar o campo de atuação – se por meio de lobby político direto com legisladores ou por meio de empresas especializadas e entidades representativas. Por exemplo, se o foco for apoiar a melhoria da educação, é possível se associar a entidades como Todos pela Educação, um instituto não governamental de influência sobre políticas públicas.
4. Mapear as possíveis esferas (mídias, meios de comunicação, governos, ONGs) em que a empresa possa atuar e definir que papel deve representar frente aos legisladores. Em alguns casos, é possível atuar indiretamente, por meio de um grupo de profissionais lobistas, e arcar com o custo desta equipe.
5. Planejar ações e estratégia junto a grupos que já atuam ou que pretendem atuar nas mesmas esferas escolhidas (identificar os pontos mais importantes para a empresa para buscar uma mudança concreta em políticas públicas relacionadas à primeira infância);
6. Documentar e comunicar ao público externo a atuação por parte da empresa, explicitando seu papel de influenciador nos temas escolhidos.

Divulgação de conteúdos já existentes ligados ao tema da primeira infância

Descrição

Divulgação de conteúdos já existentes sobre a primeira infância para público externos.

Impacto

No curto prazo:
• maior exposição da marca para público externo, por meio da divulgação dos conteúdos;
• apoio mais amplo à causa da primeira infância, mobilizando mais públicos e entidades;

No médio prazo:
• indivíduos mais conscientes sobre a primeira infância;
• conteúdos sobre a primeira infância com maior alcance;

No longo prazo:
• impacto positivo na imagem da marca;
• sociedade mais atenta para a importância do cuidado com a primeira infância.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Avaliação das práticas pelos colaboradores e parceiros?
• Percepção do incentivo à causa da primeira infância?
• Impacto na imagem da marca

Como implantar?

Para implementar esta ação, é necessário:

1. Definir a estratégia de temas, abordagem e públicos a serem impactados;
2. Mapear conteúdos sobre primeira infância já disponíveis;
3. Escolher que conteúdos melhor se adéquam às intenções da empresa;
4. Entrar em contato com a organização responsável pelo material, para checar a disponibilidade para divulgação;
5. Criar planejamento referente ao processo de divulgação, mapeando locais, mídias, públicos e investimento necessário;
6. Avaliar ações simples e quase sem custo, como: publicar links na página do site da empresa, disponibilizar cartilhas de entidades parceiras na recepção ou nos pontos de vendas, incluir links para estes materiais nas embalagens de produtos ou nas caixas para transporte, influenciar os parceiros, terceiros ou fornecedores a expandir as ações para seus públicos.

Divulgação de conteúdos ligados ao tema da primeira infância, atrelados a conteúdos da empresa

Descrição

Divulgação de conteúdos sobre a primeira infância atrelados aos conteúdos publicitários da empresa, para público externo, como por exemplo, trazer conteúdos educativos sobre bebês em uma campanha publicitária de xampu para esta faixa etária.

Impacto

No curto prazo:
• maior visibilidade para os produtos da empresa, por estarem atrelados a uma causa de relevância;
• apoio mais amplo à causa da primeira infância, mobilizando mais públicos e entidades;
• envolvimento de clientes e da sociedade na compreensão e na valorização dos temas relacionados à primeira infância;

No médio prazo:
• indivíduos mais conscientes sobre a primeira infância;
• conteúdos sobre a primeira infância com maior alcance;

No longo prazo:
• impacto positivo na imagem da marca;
• sociedade mais atenta para a importância do cuidado com a primeira infância.

Como acompanhar?

Indicadores recomendados:
• Pesquisa de avaliação e aceitação da ação pelos clientes e de aderência das ações à marca
• Indicador de eficiência e abrangência das ações com os clientes, considerando aumento das vendas e mudanças no perfil do consumidor
• Percepção do incentivo à causa da primeira infância?
• Impacto na imagem da marca

Como implantar?

Para implementar esta ação, é necessário:

1. Estabelecer, na estratégia de marketing, os produtos que têm identificação com o público e com a causa;
2. Identificar quais conteúdos da empresa podem ser atrelados a conceitos educacionais sobre a primeira infância;
3. Mapear os conceitos sobre primeira infância que podem ser abordados em conjunto com os conteúdos da empresa;
4. Definir quais conteúdos melhor se adéquam às intenções da empresa;
5. Criar planejamento referente ao processo de divulgação, mapeando locais, mídias, público e investimento.