Descrição
Promover ações, eventos ou peças de comunicação que divulguem o apoio da empresa à primeira infância para formadores de opinião de sua área de atuação, com o objetivo engajá-los, de ampliar a repercussão do tema e de multiplicar as ações.??
Impacto
No curto prazo:
• maior exposição da marca em mídias sociais e meios de comunicação;
• exposição da marca atrelada a uma causa positiva e de relevância;
No médio prazo:
• fortalecimento da conexão com formadores de opinião e meios de comunicação;
• indivíduos mais conscientes sobre a primeira infância;
maior alcance para conteúdos sobre a primeira infância;
No longo prazo:
• impacto positivo na imagem da marca;
• sociedade mais atenta para a importância dos cuidados com a primeira infância.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Pesquisa de avaliação da ação?
• Indicador de eficiência e abrangência das ações com os clientes, considerando aumento das vendas e mudanças no perfil do consumidor
• Percepção do incentivo à causa da primeira infância?
• Impacto na imagem da marca
Como implementar?
Os formadores de opinião podem ser pessoas ou profissionais que têm relação com a empresa e tem alta visibilidade e poder de influência. Podem ser entidades públicas que compartilhem da mesma causa e multipliquem os exemplos da empresa. Podem ser técnicos e profundos conhecedores da causa, que divulgam as práticas da empresa, ou ainda ser um formador de opinião que não tem afinidade com o tema, mas que ao conhecer a causa, se proponha a apoiá-la. Para implementar esta iniciativa, é importante:
1. Mapear possíveis conteúdos e formatos a serem divulgados para formadores de opinião;
2. Definir quais se adéquam melhor às intenções da empresa;
3. Identificar quais formadores de opinião se adéquam às intenções da empresa;
4. Estruturar a realização da ação de comunicação, reunião ou do evento;
5. Planejar processo de divulgação da ação de comunicação ou evento. O processo pode ser simples, sem materiais de comunicacão, como por exemplo, desafiar as lideranças da empresa com a meta de divulgar a importância do tema da primeira infância a pelos menos três formadores de opinião, convocar jornalistas temáticos para visitar a empresa e se familiarizar com as ações feitas, ou mesmo definir representantes da liderança ou alguns colaboradores como porta-vozes do tema, que possam ser acionados sempre que houver pauta de apoio a primeira infância.