Descrição
Instituição, própria ou terceirizada, disponibilizada pela empresa para atender à demanda educacional de crianças de 0 a 6 anos (ou parte dessa faixa etária). Possibilita que pais e mães possam manter um vínculo saudável com seus filhos, de forma compatível com a dedicação profissional durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;