Descrição
Apoio a instituições educacionais, próprias ou não, por meio da formação de educadores e gestores educacionais.
Impacto
No curto prazo:
• elevação do nível de conhecimento e aprimoramento da prática pedagógica dos docentes das creches e escolas parceiras;
• contribuição para a qualidade social da educação das crianças com idade entre 0 e 6 anos nas instituições de educação infantil;
• motivação dos colaboradores;
No médio prazo:
• impacto positivo na imagem da empresa como empregadora, devido ao suporte oferecido aos colaboradores e seus filhos com programas de formação para melhorar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelas creches e escolas parceiras;
• crianças mais preparadas para o próximo nível de ensino;
No longo prazo:
• adultos mais preparados para o mercado de trabalho.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Quantidade de faltas e índice de evasão dos alunos filhos de colaboradores
• Nível de satisfação dos pais colaboradores que utilizam o serviço das instituições parceiras
• Taxa de atendimento das crianças de 0 a 6 anos filhos de colaboradores
• Avaliação da educação infantil da instituição parceira com base nos parâmetros nacionais de qualidade
Como implantar?
Para definição desta iniciativa, é importante:
1. Mapear creches e escolas no entorno da empresa;
2. Entrevistar a comunidade e analisar o desempenho dos alunos para definir problemas, prioridades e objetivos;
3. Elaborar um projeto com os gaps que serão tratados;
4. Escrever uma proposta com as metas que a empresa deseja atingir, os custos e as contrapartidas que a creche ou escola oferece para o possível parceiro;
6. Buscar entidades com experiência em educação que possam contribuir com o programa de formação;
7. Explicitar como serão medidos e divulgados os resultados;
8. Divulgar nos canais de comunicação da empresa a ação e os critérios para participação.
Descrição
Disponibilizar material, próprio ou já existente no mercado, que organize de maneira inteligente e eficaz informações sobre instituições de educação infantil e de ensino fundamental 1 no entorno da empresa, de modo a colaborar para a escolha de uma delas.
Impacto
No curto prazo:
• suporte à família para escolher a escola de seus filhos, comparando proximidade e benefícios, sendo um facilitador de informações sobre as melhores opções;
No médio prazo:
• impacto positivo na imagem da empresa como empregadora, devido ao suporte oferecido aos seus colaboradores, auxiliando-os na busca pela melhor opção de escola para seus filhos.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Taxa de conversão de alunos para escolas indicadas (alunos matriculados decorrentes da ação/ total de guias entregues)
• Nível de satisfação com essa ação (por meio de entrevista ou questionário online em plataforma que garanta o anonimato)
Como implantar?
Para implementação desta iniciativa, é importante:
1. Avaliar quais públicos podem se beneficiar do guia de escolas;
2. Estruturar material gráfico ou digital com as informações levantadas;
3. Criar material de divulgação para informar ao público-alvo sobre a elaboração e disponibilização do guia de escolas da região;
4. Identificar a quantidade necessária de exemplares, se houver edição impressa;
5. Estruturar processo (periodicidade, local para retirar, canal de contato, etc.) para disponibilização do guia de escolas da região;
6. Estabelecer parceria com as escolas da região para mapear alunos matriculados como resultado desta ação.
Descrição
Elaborar um material que organize de maneira inteligente e eficaz as instituições de ensino fundamental existentes na região do entorno da empresa.
Impacto
No curto prazo:
• suporte à família para escolher a escola de seus filhos, comparando proximidade e benefícios, sendo um facilitador de informações sobre as melhores opções;
No médio prazo:
• impacto positivo na imagem da empresa como parceira e cliente, devido ao suporte oferecido na busca pela melhor opção de escola.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Taxa de conversão de alunos para escolas indicadas (alunos matriculados decorrentes da ação/ total de guias entregues)
• Nível de satisfação com essa ação (por meio de entrevista ou questionário online em plataforma que garanta o anonimato)
Como implantar?
Para implementação desta iniciativa, é importante:
1. Avaliar quais fornecedores podem se beneficiar do guia de escolas;
2. Estruturar material gráfico ou digital com as informações levantadas;
3. Criar material de divulgação para informar ao público-alvo sobre a elaboração e disponibilização do guia de escolas da região;
4. Identificar a quantidade necessária de exemplares, se houver edição impressa;
5. Estruturar processo (periodicidade, local para retirar, canal de contato, etc.) para disponibilização do guia de escolas da região;
6. Estabelecer parceria com as escolas da região para mapear alunos matriculados como resultado desta ação.
Descrição
Elaborar um material que organize de maneira inteligente e eficaz as instituições de educação infantil existentes na região do entorno da empresa.
Impacto
No curto prazo:
• suporte à família para escolher a escola de seus filhos, comparando proximidade e benefícios, sendo um facilitador de informações sobre as melhores opções;
No médio prazo:
• impacto positivo na imagem da empresa como empregadora, devido ao suporte oferecido aos seus colaboradores, auxiliando-os na busca pela melhor opção de escola para seus filhos.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Taxa de conversão de alunos para escolas indicadas (alunos matriculados decorrentes da ação/ total de guias entregues)
• Nível de satisfação com essa ação (por meio de entrevista ou questionário online em plataforma que garanta o anonimato)
Como implantar?
Para implementação desta iniciativa, é importante:
1. Mapear instituições de educação infantil no entorno da empresa e os serviços oferecidos por elas;
2. Estruturar material gráfico ou digital com as informações levantadas;
3. Criar material de divulgação para informar ao público-alvo sobre a elaboração e disponibilização do guia de escolas da região;
4. Identificar a quantidade necessária de exemplares, se houver edição impressa;
5. Estruturar processo (periodicidade, local para retirar, canal de contato, etc.) para disponibilização do guia de escolas da região;
6. Estabelecer parceria com as escolas da região para mapear alunos matriculados como resultado desta ação.
Descrição
Elaborar um material que organize de maneira inteligente e eficaz as instituições de ensino fundamental existentes na região do entorno da empresa.
Impacto
No curto prazo:
• suporte à família para escolher a escola de seus filhos, comparando proximidade e benefícios, sendo um facilitador de informações sobre as melhores opções;
No médio prazo:
• impacto positivo na imagem da empresa como empregadora, devido ao suporte oferecido aos seus colaboradores, auxiliando-os na busca pela melhor opção de escola para seus filhos.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Taxa de conversão de alunos para escolas indicadas (alunos matriculados decorrentes da ação/ total de guias entregues)
• Nível de satisfação com essa ação (por meio de entrevista ou questionário online em plataforma que garanta o anonimato)
Como implantar?
Para implementação desta iniciativa, é importante:
1. Mapear instituições educacionais de ensino fundamental no entorno da empresa e os serviços oferecidos por elas;
2. Estruturar material gráfico ou digital com as informações levantadas;
3. Criar material de divulgação para informar ao público-alvo sobre a elaboração e disponibilização do guia de escolas da região;
4. Identificar a quantidade necessária de exemplares, se houver edição impressa;
5. Estruturar processo (periodicidade, local para retirar, canal de contato, etc.) para disponibilização do guia de escolas da região;
6. Estabelecer parceria com as escolas da região para mapear alunos matriculados como resultado desta ação.
Descrição
Local disponibilizado pela empresa com estrutura que estimula a capacidade de aprender dos filhos de seus colaboradores e possibilita que pais e mães possam dar assistência aos filhos durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
1. O investimento que será destinado para este benefício e sua recorrência;
2. A escolha do local, pois precisa atender a necessidades físicas como:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;
3. A definição e contratação do parceiro que irá prestar o serviço;
4. A definição dos critérios de elegibilidade, com clareza da capacidade do local, e construção das regras de funcionamento;
5. A criação de material de divulgação do benefício;
6. O desenho de um processo para mapear anualmente novos usuários do benefício.
Descrição
Local disponibilizado pela empresa com estrutura que estimula a capacidade de aprender dos filhos de seus colaboradores e possibilita que pais e mães possam dar assistência aos filhos durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
1. O investimento que será destinado para este benefício e sua recorrência;
2. A escolha do local, pois precisa atender a necessidades físicas como:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;
3. A definição e contratação do parceiro que irá prestar o serviço;
4. A definição dos critérios de elegibilidade, com clareza da capacidade do local, e construção das regras de funcionamento;
5. A criação de material de divulgação do benefício;
6. O desenho de um processo para mapear anualmente novos usuários do benefício.
Descrição
Local disponibilizado pela empresa com estrutura que estimula a capacidade de aprender dos filhos de seus colaboradores e possibilita que pais e mães possam dar assistência aos filhos durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
1. O investimento que será destinado para este benefício e sua recorrência;
2. A escolha do local, pois precisa atender a necessidades físicas como:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;
3. A definição e contratação do parceiro que irá prestar o serviço;
4. A definição dos critérios de elegibilidade, com clareza da capacidade do local, e construção das regras de funcionamento;
5. A criação de material de divulgação do benefício;
6. O desenho de um processo para mapear anualmente novos usuários do benefício.
Descrição
Instituição, própria ou terceirizada, disponibilizada pela empresa para atender à demanda educacional de crianças de 0 a 6 anos (ou parte dessa faixa etária). Possibilita que pais e mães possam manter um vínculo saudável com seus filhos, de forma compatível com a dedicação profissional durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
1. O investimento que será destinado para este benefício e sua recorrência;
2. A escolha do local, pois precisa atender a necessidades físicas como:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;
3. A definição e contratação do parceiro que irá prestar o serviço;
4. A definição dos critérios de elegibilidade, com clareza da capacidade do local, e construção das regras de funcionamento;
5. A criação de material de divulgação do benefício;
6. O desenho de um processo para mapear anualmente novos usuários do benefício.
Descrição
Instituição, própria ou terceirizada, disponibilizada pela empresa para atender à demanda educacional de crianças de 0 a 6 anos (ou parte dessa faixa etária). Possibilita que pais e mães possam manter um vínculo saudável com seus filhos, de forma compatível com a dedicação profissional durante o horário de trabalho.
Impacto
No curto prazo:
• fortalecimento dos vínculos na primeira infância, fundamentais para o desenvolvimento da criança;
• garantia do aleitamento materno;
• redução do número de faltas, maior engajamento dos funcionários que utilizam este benefício e maior satisfação com o trabalho;
• alívio financeiro para os pais;
No médio prazo:
• melhora na saúde das crianças, resultando em mais segurança e tranquilidade para os pais;
• atração de talentos;
• aumento da produtividade;
• redução do número de pedidos de demissão;
No longo prazo:
• melhor desenvolvimento da vida adulta das crianças que possuem vínculo fortalecido com os pais na primeira infância;
• impacto positivo na imagem da empresa;
• atração de maior número de clientes.
Como acompanhar?
Indicadores recomendados:
• Ocupação do berçário ou escola (total de crianças/ total de vagas)
• Turnover do berçário ou escola (total de desligamentos por pedido de demissão ou desligamento/ total de colaboradores do berçário)
• Índice de satisfação com o berçário ou escola (pesquisa de satisfação)
• Pedidos de demissão de colaboradores que utilizam este benefício/total de colaboradores que utilizam este benefício
• Taxa de absenteísmo dos colaboradores que utilizam este benefício
• Investimento no berçário ou escola/ investimento total em benefícios
• Pesquisa de clima
Como implementar?
Os berçários e escolas, terceirizados ou geridos pela própria empresa, são considerados departamentos da companhia e precisam ser autorizados e constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária.BREAK_LINEAntes de implementá-los, é importante avaliar o perfil de seus colaboradores para entender se de fato é necessário instalar uma creche dentro de seu espaço. Além disso, outros fatores devem ser considerados:
1. O investimento que será destinado para este benefício e sua recorrência;
2. A escolha do local, pois precisa atender a necessidades físicas como:
• instalações adequadas;
• banheiros;
• salubridade;
• saneamento e higienização, e
• normas da Vigilância Sanitária municipal;
3. A definição e contratação do parceiro que irá prestar o serviço;
4. A definição dos critérios de elegibilidade, com clareza da capacidade do local, e construção das regras de funcionamento;
5. A criação de material de divulgação do benefício;
6. O desenho de um processo para mapear anualmente novos usuários do benefício.